Algumas condições específicas podem diminuir a quantidade de fios na cabeça e aumentar a queda de cabelo feminina – pós-parto, deficiência de vitaminas, anticoncepcionais, etc.
A queda de cabelo é o desprendimento do fio de cabelo do couro cabeludo e faz parte do ciclo de vida normal do cabelo, em mulheres e homens.
Assim como os demais mamíferos, também trocamos nossa pelagem – em nosso caso, pelos e cabelos.
O grande problema e motivo de preocupação é quando essa queda de cabelo é maior do que o esperado!
Quando a quantidade de fios que cai é maior que o habitual, é importante tomar uma atitude.
Quando pensamos em queda de cabelo, é comum lembrar da calvície. Porém, nem toda queda leva à calvície, podendo ter causas e tratamentos diferentes.
Na calvície, além da queda de cabelo, existe a interrupção do crescimento dos fios e atinge muito mais homens do que mulheres.
Existem outras causas mais comuns para a queda de cabelo feminino:
- • Pós-parto: a culpa, novamente, é da variação hormonal. Durante a gravidez, o cabelo fica lindo, volumoso e brilhante. A queda acentuada pós-parto pode ocorrer por até 6 meses após o nascimento do bebê;
• Anticoncepcionais: estão ligados à queda de cabelos em mulheres com sensibilidade às variações hormonais, podendo ocorrer durante o uso ou meses após sua interrupção;
• Deficiência de vitaminas, proteínas e minerais: mesmo que a gente não se lembre disso o tempo todo, o cabelo é parte do nosso corpo e, como o restante dele, depende de nutrientes adequados para se manter saudável;• Distúrbios hormonais: doenças da tireoide, Síndrome dos Ovários Policísticos, além de doenças envolvendo hormônios como o cortisol também estão ligadas à queda de cabelo.
• Medicações orais: diversos remédios apresentam como efeito colateral a queda de cabelo, entre eles antidepressivos, inibidores de apetite, anabolizantes, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, anticoagulantes, anti-inflamatórios, entre outros. Não interrompa o uso de seus medicamentos sem conversar com um médico;
• Hábitos de vida: estresse, sedentarismo, tabagismo e má-alimentação podem causar ou intensificar a queda de cabelo.
• Cuidados capilares inadequados: práticas incorretas de coloração, alisamentos e alongamentos podem levar à quebra do fio, seguida de queda. O mesmo vale para uma frequência inadequada de lavagens e uso de produtos que contribuem para a produção excessiva de oleosidade na raiz;
• Estresse crônico: em torno de 10% das mulheres têm algum grau de calvície. Este número tende a aumentar, principalmente entre as que trabalham em setores muito estressantes.
Como evitar a queda de cabelo feminina?
Alguns hábitos e atitudes podem auxiliar a controlar a queda de cabelo e, até mesmo, acelerar o crescimento dos fios:
Alimente-se melhor
Como os fios de cabelo são compostos por proteínas, como a queratina e a melanina, é importante consumir alimentos ricos neste nutriente.
Além disso, algumas vitaminas são fundamentais para a saúde dos fios. Por isso, coma frutas e verduras variadas, para que tenha os nutrientes adequados à saúde dos fios.
Atenção à temperatura do secador de cabelo e da prancha
Quando for usar secador de cabelos, é importante que a temperatura não seja excessivamente alta e que não esteja em contato direto com o couro cabeludo. Durante o movimento da escova, evite trações bruscas, para manter os fios inteiros.
Prefira produtos naturais
Para manter a autoestima em dia, é muito importante cuidar da aparência.
Prefira produtos naturais, à base de extratos de plantas, como o jaborandi, quina e lavanda e que tenham fórmula sem sal, sem sulfatos e sem parabenos – que preservam a saúde dos seus fios por mais tempo.
Quando for buscar uma loção capilar antiqueda, escolha a opção que atende a esses requisitos tão importantes para sua saúde!
Compre AGORA o seu RecupeHair e controle a queda de cabelo! Fórmula 100% Natural. Clique Aqui