Quando o assunto é cabelo, todo mundo tem um palpite para dar, não é mesmo? Mas qual será a relação entre anticoncepcional e queda de cabelo?
A queda de cabelo, por exemplo, é super comum em homens e mulheres e pode ser causada por vários motivos. No caso das mulheres, comenta-se muito que alguns anticoncepcionais são “para o cabelo”, quando, na verdade, a chance é que tenha o efeito oposto! Quer saber qual o impacto da pílula anticoncepcional na saúde do seu cabelo? Confira:
Qual a relação entre o anticoncepcional e queda de cabelo?
A principal função da pílula anticoncepcional é prevenir a gravidez, mas o medicamento tem inúmeros outros efeitos.
Como ele “desregula” os níveis hormonais do corpo, um dos principais sintomas da sua ingestão é a queda dos fios em mulheres que possuem pré-disposição à alopecia androgenética (calvície). Além disso, os hormônios contidos na medicação também conseguem alterar outras condições corporais, como a oleosidade do couro cabeludo e dos fios.
Este é um dos principais motivos que explicam a importância da escolha cuidadosa do método contraceptivo pelo(a) médico(a), que precisa avaliar o histórico da paciente e considerar os possíveis efeitos colaterais, bem como acompanhar as reações do organismo para manter ou substituir o medicamento.
NUNCA interrompa o uso do seu anticoncepcional sem falar com o(a) seu(sua) médico(a), ok?
Quais os efeitos do anticoncepcional durante as fases de crescimento do cabelo?
O crescimento do folículo capilar ocorre em três fases, sendo que, durante esse processo, ele pode apresentar reações a agentes externos. Veja:
Fase anágena: esse é o período do crescimento ativo do cabelo. Ocorre quando as células dentro da raiz ficam ativas, formando o novo fio de cabelo. O crescimento é de um centímetro por mês, em média. Esta fase dura de três a seis meses.
Fase catágena: é a fase de transição, também chamada de “regressão”, em que o crescimento para na raiz do cabelo. Em outras palavras, é a morte desse fio. A transição acontece por duas a três semanas.
Fase telógena: é o período de repouso, em que o cabelo morto é empurrado por um novo fio (fase anágena), dando continuidade ao ciclo. Esse processo dura de três a quatro meses.
Perfeito, entendi o ciclo do cabelo. Mas…qual a interferência do anticoncepcional nisso?
Os contraceptivos (ou anticoncepcionais) são compostos por hormônios com características semelhantes aos hormônios femininos (estrógeno e progesterona), sendo, em alguns casos, diferentes combinações destes.
Se existem muitas variedades de anticoncepcionais, então existe uma infinidade de efeitos que estes medicamentos podem trazer para o corpo da mulher, como, por exemplo, nos seus cabelos.
Converse com o(a) seu(sua) médico(a) sobre a melhor opção para o seu caso.
Posso usar algum medicamento caso esteja com queda de cabelo?
Nunca tome um anticoncepcional sem orientação médica. Para a queda de cabelo, existem opções mais adequadas e menos agressivas ao seu corpo.
Você pode optar por produtos capilares específicos, como o RecupeHair, que é uma loção capilar natural à base de jaborandi, quina e lavanda, com ação antiqueda e estimulante do crescimento dos cabelos.
Sem contraindicação no período pós-parto, o RecupeHair diminui a oleosidade dos fios, desobstrui os folículos capilares, e ativa a circulação sanguínea no bulbo capilar, por isso, reduz a queda e acelera o crescimento dos fios.
Importante: RecupeHair é livre de sal, sulfatos, parabenos, petrolatos, corantes artificiais e silicone, indicado para todos os tipos de cabelos.
Compre AGORA o seu RecupeHair e controle a queda de cabelo! Fórmula 100% Natural. Clique Aqui